Ouvimos falar muito sobre elas hoje em dia e sua presença no mercado da arte está cada vez mais forte.

Arte Digital

Bastante recente, tendo surgido nas décadas de 60 e 70, as artes digitais estão intimamente ligadas ao desenvolvimento da computação gráfica .

Arte Digital

A arte digital é toda obra feita a partir de meios eletrônicos, ou seja, softwares e hardwares que permitem a utilização de recursos como criar, editar, redimensionar, além de outras tantas modificações dentro do ambiente virtual.

 As artes digitais se dividem em várias categorias e tanto podem ser impressas ou serem vistas no próprio ambiente de criação. Elas podem ser desde pinturas, fotografias, vídeos digitais, modelagens, animações…  além de serem  impressas ou apreciadas no próprio ambiente de criação.

É considerada um segmento da arte contemporânea, que passou a ganhar força com os adventos das guerras mundiais, a partir do momento em que as regras e tradições dos movimentos do Modernismo foram quebradas.

A chegada dos primeiros computadores despertou em muitos artistas das vanguardas a vontade de experimentar um novo espaço para criação, visto que, com a chegada do mundo digital, haveria uma melhora na capacidade de armazenamento e o uso de novas dimensões.

Dentro do universo da arte digital, há a computação gráfica que abrange os métodos tecnológicos de informação para a captura e a criação de imagens, bem como a representação visual delas.

A manipulação de fotos é uma das principais áreas de atuação da arte digital. Ela consiste em alterar uma fotografia, além da alteração de suas cores. O desenho digital é realizado por ferramentas virtuais que correspondem àquelas utilizadas geralmente na arte tradicional. Atualmente, muitos artistas contemporâneos fazem do computador sua principal ferramenta de trabalho, como os nossos artistas Claudio da Costa, Dalton Romão e Sandra Zini.

Alguma dúvida? Fale com a gente!

    Processaremos os dados pessoais que você forneceu de acordo com nossa política de privacidade.