A pandemia fez com que a arte se tornasse mais acessível?

Essa é uma pergunta bastante importante para quem vive de arte nestes tempos de pandemia. E desde sempre a arte contribuiu para mudanças de paradigmas e trouxe à luz diversas questões fundamentais para a nossa forma de ver e viver no mundo.

A arte sempre esteve presente na história da humanidade praticamente desde que aqui estamos (já explicamos isso num outro post). E isso, claro, também tem ocorrido nestes tempos de isolamento social.

Tivemos que nos reinventar em vários aspectos durante todos estes meses. Isolados em casa, fechados em nosso universo particular, convivendo apenas com as nossas famílias, a arte esteve mais presente do que nunca em nossas vidas. Seja através das “lives”, das séries, dos filmes, a arte foi responsável por preencher nossos dias nestes tempos difíceis. Mas e as artes visuais, como se adaptaram a estes novos tempos?

O mercado de arte enfrentou diversos desafios e teve que se reinventar. Com várias galerias físicas impedidas de abrir suas portas, vimos surgir novas galerias de arte online ao longo deste ano, inclusive esta que vos fala! Não só várias galerias surgiram como os próprios artistas passaram a utilizar diversas ferramentas para a divulgação dos seus trabalhos.

Assim como ocorreu em outros setores, a pandemia nos forçou a criar novas alternativas de trabalho. E a arte ganhou ainda mais força, pois em tempos de pandemia ela nos ajuda a lidar com nossos pensamentos, sentimentos e a exercer nossa criatividade. É ela a responsável por grande parte da nossa identidade cultural e por isso tão fundamental para a nossa existência.

Receba informações sobre a Galeria e nossos artistas:

    Processaremos os dados pessoais que você forneceu de acordo com nossa política de privacidade.