A arte e as Pandemias

Normalmente, a arte abstrata divide opiniões. Ou as pessoas gostam, ou simplesmente detestam. Mas o que acontece é que, lá no fundo, é difícil compreender o que ela é.

Arte Abstrata

Como será que os artistas retrataram as pandemias ao longo da história?

O Dayle Art Magazine fez uma matéria com uma seleção de 10 pinturas sobre pandemia e nós, resolvemos fazer a nossa também.

A humanidade já sofreu com diversas pandemias, desde a peste negra, passando pela gripe espanhola e o HIV/AIDS, até chegarmos aos SARS/COVID-19.

Um olhar sobre as mazelas humanas

Alguns artistas, como Egon Schiele e Gustav Klimt, morreram em decorrência da gripe espanhola, no começo do século XX. A obra “A família”, de Sciele é especialmente trágica e comovente, pois sua esposa, grávida, morre três dias antes do artista.

Mais recentemente, Keith Haring fez várias obras sobre o tema da AIDS e a sua pintura “Ignorância = Medo”, de 1989, retrata o preconceito que existia em torno das pessoas que eram acometidas pelo doença.

Embora subjetiva, a arte sempre está presente para registar as questões mais significativas da humanidade e nos momentos de dor e medo ela é o testemunho mais contundente das mazelas humanas.

Alguma dúvida? Fale com a gente!

    Processaremos os dados pessoais que você forneceu de acordo com nossa política de privacidade.